NOSSA HISTÓRIA

A primeira Instituição de Ensino Superior (IES) criada pela Fundação Cultural de Campos (FCC) foi a Faculdade de Direito de Campos (FDC) que teve seu reconhecimento através do Decreto n° 55.754, publicado no DOU (Diário Oficial da União) de 12/02/1965. A Faculdade de Filosofia de Campos (FAFIC), segunda IES criada, foi reconhecida pelo Governo Federal através dos Decretos n°s 55.908 de 12/04/1965, 64.105 de 12/02/1969 e 77.580 de 12/05/1976, publicados, respectivamente nos DOU de 20/05/1965, 14/02/1969 e 12/05/1976. A Faculdade de Odontologia de Campos (FOC) teve seu reconhecimento através do Decreto n° 78.664 de 04/11/76, publicado no DOU de 05/11/76.

Desde sua instituição a Entidade Mantenedora, Fundação Cultural de Campos (FCC) previa a formação futura de uma Universidade aglutinadora dos cursos ministrados pelos Campi Direito de Campos, Filosofia de Campos e Odontologia de Campos, sonho este que se concretiza com a transformação em Centro Universitário e sua posterior consolidação através da Portaria/MEC nº 3.433, de 22 /10/2004.

O Centro Universitário do Norte Fluminense impõe-se como missão a formação de profissionais universitários modernos, com competência superior em suas áreas de atuação e com plena consciência de sua responsabilidade social, preparado para atuar no mercado de trabalho com profissionalismo e ética, capacitado para enfrentar com êxito as exigências da profissão e orientado a manter elevados padrões de atualização e aperfeiçoamento científico- profissional. Atualmente, após a mudança na estrutura física dos Campi, são oferecidos no Campus I os seguintes cursos: Agrimensura, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Direito, Jornalismo, Letras, Logística, Pedagogia, Recursos Humanos, Turismo e Logística; no Campus II Fonoaudiologia e Odontologia.Com esta nova roupagem acadêmica, os cursos ficaram otimizados por áreas, absorvendo o Campus I as Ciências Humanas e Sociais e o Campus II a área de Saúde.

Em resposta à sua responsável, incessante e provedora atuação, contamos com amplo reconhecimento e respeito da comunidade em que estamos inseridos e registramos demanda crescente de candidatos em nossos cursos procedentes de municípios adjacentes. O Centro Universitário Fluminense vem desenvolvendo um programa de capacitação do seu corpo docente, apresentando hoje, somente profissionais pós-graduados. Tem estimulado ainda a qualificação de seu corpo técnico-administrativo viabilizando sua entrada e permanência nos cursos ofertados pelo próprio UNIFLU.

Os Campi que integram o Centro Universitário Fluminense aplicam-se desde sempre à melhoria do ensino, e tomam a realidade dele, desafiadora, como fator de instigação para iniciativas que aportem em projetos próprios de notório desenvolvimento e como referencial para a firmeza do propósito original de crescimento com qualidade.

Para atender a sua missão e objetivos e em consonância com as demandas sociais, o UNIFLU ministra, além dos cursos de graduação, cursos de aperfeiçoamento, atualização ou complementação de estudos, destinados predominantemente aos seus egressos bem como mantém um estruturado programa de Pós-Graduação articulado à graduação.

O desejo do UNIFLU de melhoria da qualidade será, com certeza, auxiliado por um momento de reflexão geral devido à importância de uma instituição de ensino superior, principalmente diante de cenários externos em constantes e importantes mudanças, particularmente de sua missão educacional e social voltada à formação de profissionais com capacidade de criticar, transformar e construir uma sociedade mais fraterna e justa e à solução de problemas da região, principalmente decorrentes do atendimento da sociedade e dos mais carentes em seus programas de extensão e de prestação de serviços ligados aos seus cursos de Graduação e Pós-Graduação.