06 de Julho de 2018

Projetos de pesquisa e extensão aprovados e novas bolsas

Projetos de pesquisa e extensão aprovados e novas bolsas Projetos de pesquisa e extensão aprovados e novas bolsas Projetos de pesquisa e extensão aprovados e novas bolsas
Três projetos de pesquisa submetidos por professores do UNIFLU acabam de ser aprovados e a instituição comemora a conquista de mais fomento para a iniciação científica e a extensão universitária.

CNPq - Coordenado pela Profa. Dra. Célia Alcântara Cunha Lima, a pesquisa sobre ultrassom como inibidor de reabsorções nas raízes dentárias abordará a prevenção de sequelas indesejáveis no tratamento ortodôntico. O objetivo principal do projeto é contribuir para a maior segurança na prática da ortodontia, corroborando com pesquisas prévias que sugerem a eficácia do uso do ultrassom pulsado de baixa intensidade na prevenção de reabsorção do cemento dentário. Participam do estudo sete bolsistas do CNPq e três bolsistas da Fundação Cultural de Campos.

Viva Ciência - O Projeto de Extensão ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO AO PACIENTE ONCOLÓGICO, sob a coordenação da Profa. Dra. Leila Siqueira tem como bolsistas as alunas Tatiana Rodrigues França e Fernanda Rodrigues Santos, além de estudantes voluntários. Neste projeto têm sido atendidos no Campus II antiga Faculdade de Odontologia de Campos, pacientes com câncer, tanto para procedimentos odontológicos quanto para minimização das sequelas orais da terapia a que são submetidos no tratamento da doença.
Já o Núcleo de Iniciação à Pesquisa Científica em Comunicação Orávio de Campos (NIPEC) teve aprovado no mesmo Edital o Projeto de Pesquisa FUTEBOL, COMUNICAÇÃO E ECONOMIA: Inventário dos “Times” de Futebol das Usinas de Açúcar de Campos dos Goytacazes. Tem como bolsista Catarine do Espírito Santo Barreto, dentre outros estudantes voluntários.

A Reitora Profa. Dra. Inês Ururahy, a Coordenadora de Pesquisa e Extensão Prof. Dra. Célia Alcântara e o Vice-Presidente da Fundação Cultural de Campos Prof. MSc Adelfran Lacerda fizeram parte do grupo de trabalho composto por diversas Instituições de Ensino Superior de Campos que, sob a coordenação do Superintendente de Ciência e Tecnologia Romeu e Silva Neto, vem possibilitando o governo Rafael Diniz participar ativamente no fomento ao desenvolvimento científico do município.