23 de Janeiro de 2019

Incrição Clique Aqui

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

MÍDIA E NOVAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Profa. Dra. Jacqueline Deolindo (jacquelinedeolindo@gmail.com)

Profa. Ma. Caroline Delgado (prof.carolinedelgado@gmail.com)

Profa. Ma. Simone Barreto (sibarreto@gmail.com)

06/04/2019, 8h às 18h.

13 parcelas de R$ 280,00.

Descontos exclusivos para grupos de professores, professores de escolas públicas e ex-alunos UNIFLU.

Apresentação

Devido às mudanças profundas que têm ocorrido no mundo com o advento das novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs), a globalização e a centralidade das diversas mídias na organização da sociedade e da vida cotidiana, também a educação escolar se vê afetada. Esse impacto, no entanto, nem sempre é absorvido em fluxo por professores, alunos e gestores, visto que a velocidade dos novos processos comunicativos, informacionais e criativos dificultam o uso e a aplicação das novidades enquanto recurso no ensino-aprendizagem em ambientes de estrutura mais consolidada e com processos mais tradicionais, como é a escola.

No entanto, o perfil das novas gerações de alunos, crianças e adolescentes que já nascem conectados, as chamadas gerações Y (1981-1997), Z (1998-2009) e alfa (a partir de 2010), ou seja, crianças e jovens que nasceram depois da internet comercial,  exige tanto da escola quanto dos mestres estarem preparados para o enfrentamento de um verdadeiro desafio: como ensinar e educar nesse novo contexto?

Este curso tem o objetivo de prover professores dos ensinos infantil, fundamental e médio, bem como gestores escolares, com conhecimentos teóricos aprofundados sobre a cultura digital e instrumentos e metodologias para aplicação imediata das mídias e das novas tecnologias da comunicação e informação (TICs) na sala de aula.

Objetivos

∙Prover professores e gestores escolares com uma formação teórica aplicada que contemple as correntes, discussões, conceitos e teorias atuais da comunicação, linguagem e cognição;

∙Introduzir os professores e gestores escolares no conhecimento e uso das mídias e TICs clássicas e emergentes, bem como discutir sobre sua natureza, estrutura e lógica de funcionamento;

∙Apresentar o panorama atual de inclusão digital e usos das mídias e TICs no Brasil e no mundo, notadamente pelas escolas;

∙Desenvolver projetos pedagógicos práticos para uso das mídias e nas TICs na sala de aula, visando à inserções de inovações no processo de ensino-aprendizagem.

Diferenciais

Sem similares no mercado regional, o curso de Mídias, tecnologias e inovação no ambiente escolar é oferecido por uma instituição consolidada e reconhecida em sua trajetória e cujos cursos de licenciatura e comunicação sempre foram referência. Com um corpo docente formado por profissionais das áreas de linguagem, pedagogia, artes e jornalismo, o curso tem viés teórico e prático capaz de preparar professores e gestores escolas para a aplicação imediata dos ferramentais fornecidos pela pós-graduação.

Público-Alvo

Professores licenciados de todas as áreas e níveis, mas principalmente da educação básica; gestores de escolas públicas e privadas e comunicadores que se interessem pela mídia-educação.

Horas/aula e realização:

13 meses (abril de 2019 a março de 2020), das 8h às 18h, em sábados alternados. TOTAL: 360 HORAS

Módulos e calendário de aulas*

MÓDULOS

DATAS

Novas teorias da comunicação: sociedade em rede, cibercultura e  convergência

06 e 13/04/2019

Ambientes educativos mobile

27/04 e 11/5/2019

Educomunicação: história, conceitos e práticas

25/05 e 08/6/2019

O uso das novas tecnologias segundo a Base Nacional Curricular  Comum (BNCC)

22/06 e 6/07/2019

Mídias sonoras na sala de aula

20/07 e 3/08/2019

Fotografia digital no ensino-aprendizagem

17 e 31/08/2019

Práticas educativas com TVs, vídeos do Youtube e documentário

14 e 28/09/2019

Atividades pedagógicas com mídia impressa: jornal, revista, mural e fanzine

05 e 09/10/2019

Aulas interativas com redes sociais e mídias digitais

28/10 e 9/11/2019

Potencialidades do videogame na educação

23 e 30/11/2019

Metodologia de Pesquisa e desenvolvimento de projetos pedagógicos para mídia-educação

07 e 14/12/2019

TCC

18/01 e 16/2/2020

Seminários de apresentação do TCC

14/03 e 28/3/2020

13 MÓDULOS

• O UNIFLU pode eventualmente efetuar adequações no calendário de aulas.