NOTÍCIAS
Facebook Twitter
31 de Março de 2019

Edital de Seleção Para Professor do Magistério Superior no Curso de Jornalismo

 

EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR

NO CURSO DE JORNALISMO

 

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

 

Art.1º - A Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Fluminense, no uso de suas atribuições, torna pública a realização do Processo Seletivo para contratação de docente para os cursos de graduação em Jornalismo e Marketing desta Instituição de Ensino, visando ao preenchimento de (1) vaga para as disciplinas de Novas Tecnologias e Mídias Sociais Digitais.

 

 

DOS CANDIDATOS

 

Art.2º - Poderão se inscrever no processo seletivo mestres e doutores, conforme a formação, titulação específica, experiência profissional exigidos para essa disciplina, descritas no Anexo I deste edital.

 

§1º - Somente serão considerados os títulos, diplomas e certificados conferidos na forma da legislação vigente.

 

§2º - Documentos obtidos no exterior são aceitos, se revalidados na forma legal.

 

§3º - A categoria, os pré-requisitos/escolaridade, o regime de trabalho e valor da hora aula estão estabelecidos no Anexo III.

 

DA INSCRIÇÃO

 

Art. 3º - Conforme o calendário, o candidato fará a inscrição através do e-mail do curso de Jornalismo do UNIFLU (jornalismo@uniflu.edu.br), a) colocando no corpo do e-mail um texto em que manifesta seu interesse no processo seletivo para a vaga em questão, b) o link para o currículo Lattes atualizado e b) o PDF do currículo Lattes atualizado em anexo.

 

Parágrafo único – O Currículo Lattes impresso com as devidas comprovações (diplomas e certificados) e as cópias dos documentos pessoais (RG, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Residência) serão entregues no dia da prova didática, conforme o cronograma.

 

DA SELEÇÃO

 

Art. 5º - O processo seletivo será constituído de 5 (cinco) etapas, a saber:

 

I - 1ª etapa: Inscrição;

 

II – 2º etapa: Prova escrita de caráter teórico-discursivo com nota de corte valor 70 (setenta);

 

III - 3ª etapa: prova didática com nota de corte valor 70 (setenta) e entrega do Currículo Lattes impresso com as devidas comprovações;

 

IV – 4ª etapa: análise do currículo Lattes pela banca examinadora, tento a nota de corte valor 70 (setenta).

 

V - 5ª etapa: entrevista com a banca examinadora com nota de corte valor 70 (setenta).

 

§1º - Inscrição e titulação – Etapa eliminatória. Serão aceitas apenas as inscrições feitas pelo e-mail do curso de Jornalismo (jornalismo@uniflu.edu.br), nos termos enunciados no Art. 3º., por candidatos com a titulação indicada, de modo que estarão automaticamente desclassificados candidatos que fizerem inscrição por outras vias e/ou que indicarem titulação abaixo da indicada.

 

§2ºProva escrita – Etapa eliminatória. A prova constará de questões discursivas sobre temas relacionados a mídias digitais, novas tecnologias e suas linguagens, contemplando, ainda, suas articulações com marketing, jornalismo e cidadania, conforme ementa indicada no Anexo II. Os candidatos poderão fazer consulta em material próprio por 1 (uma) hora após sorteio do ponto. A prova escrita terá duração de 2 (duas) horas, sem consulta.

 

I – A prova escrita terá duração de 2 (duas) horas e os três últimos candidatos deverão sair juntos.

 

II – O resultado da prova escrita será divulgado no site do UNIFLU.

 

§3º - Prova didática – Etapa classificatória. Os pontos de aula constam na ementa indicada no Anexo II deste edital, excetuando o ponto sorteado para a prova escrita. O ponto de aula será sorteado após o resultado da prova didática, na presença dos classificados, conforme o cronograma e as especificações abaixo.

 

I – O sorteio do ponto será realizado no dia, hora e local indicados neste edital e os candidatos selecionados para a etapa deverão estar presentes. O atraso ou não comparecimento acarretará desclassificação automática do candidato faltoso.

 

II – No momento da prova didática, os candidatos deverão apresentar plano de aula contendo área de conhecimento, objetivos específicos, conteúdo, procedimentos de ensino e de avaliação e indicação de referências bibliográficas. Nesse mesmo dia será feita a entrega, pelo candidato à banca, de 1 (uma) via do currículo Lattes documentado.

 

III – Será assegurado aos candidatos pelo menos 24h (vinte e quatro horas) para elaboração da aula, a contar da data e horário do sorteio dos pontos;

 

IV – A aula será ministrada em dia, local e horário indicados neste edital e as ausências e atrasos resultarão na desclassificação do candidato. A sequência das aulas será estabelecida em ordem alfabética considerando o primeiro nome dos candidatos. Não é permitido que os candidatos assistam às aulas uns dos outros, sendo essa prerrogativa apenas da banca examinadora;

 

V – A aula terá duração mínima de 35 (trinta e cinto) minutos e máxima de 40 (cinquenta) minutos;

 

VI – O candidato poderá fazer uso das tecnologias da informação e comunicação para realizar sua prova didática, devendo testar antecipadamente o equipamento e certificar-se de seu bom funcionamento.

 

VII – O resultado da prova didática será divulgado no site do UNIFLU.

 

 

§3º Análise do currículo – Etapa classificatória que considera a experiência e produção comprovada no Lattes. Os membros da banca examinadora analisarão os currículos encaminhados. A titulação mínima deverá ser pós-graduação stricto sensu nível mestrado. A nota referente ao julgamento do currículo Lattes corresponderá à pontuação indicada no Anexo V deste edital.

 

 

GRUPO I - Avaliação da titulação dos candidatos nos graus de Doutorado, de Livre-docência, de Mestrado, de Especialização, de Aperfeiçoamento, de Atualização ou de estudos equivalentes;

 

GRUPO II - Exercício de atividades do magistério superior, em nível de graduação e pós-graduação, considerando como fatores para atribuição dos pontos o tempo de exercício e as contribuições ao desenvolvimento do ensino na graduação em Jornalismo;

 

GRUPO III - Exercício de atividades profissionais não docentes, desde que relacionadas à área específica do concurso;

 

GRUPO IV - Produção acadêmica de natureza intelectual, científica, artística, cultural ou técnica, relacionada à área de conhecimento do concurso.

 

 

§4º Entrevista com a banca examinadora – Etapa classificatória. Esta entrevista tem como objetivo apresentar o curso e as expectativas quanto ao trabalho do candidato na Instituição, bem como ouvir o candidato sobre sua experiência e expectativas com a atividade docente.  

 

§5º Resultados - Os pesos atribuídos a cada prova estão discriminados no Anexo IV deste edital. Será considerado habilitado no Processo Seletivo o candidato que obtiver Média Final igual ou superior a 70 (setenta). Os resultados serão divulgados no site do Centro Universitário Fluminense.

 

 

Artigo 6º. Dos recursos:

 

Parágrafo único - É facultado ao candidato solicitar vista da prova escrita, bem como interpor recurso administrativo, devidamente fundamentado e endereçado à banca examinadora, visando revisão das notas a ele atribuídas, em um prazo de até 2 (três) dias após a divulgação do resultado final.

 

 

Art. 6º - O período da seleção obedecerá às seguintes datas:

 

I – Inscrição: 0h de 01/04/2019 a 23h59 de 08/04/2019;

II – Divulgação das inscrições homologadas: a partir das 19h de 09/04/2019;

III – Realização da prova escrita de cunho teórico-dissertativo: 15/04/2019, 9h, sala 210 do UNIFLU: composição da banca e apresentação dos candidatos para conferência dos documentos pessoais; 10h sorteio do ponto da prova escrita e início da consulta de 1h; 11h, início da prova escrita; 13h, final da prova escrita; 14h início da correção da prova escrita pela banca examinadora. O resultado da prova escrita será afixado às 18h do dia 15/04/2019 na porta da sala 210 do UNIFLU e divulgado no site do UNIFLU.

IV – Sorteio do ponto da prova didática: 16/04/2019, 9h, sala 211.

V – Prova didática e entrega do currículo Lattes documentado: 17/04/2019, 9h, sala 210 do UNIFLU.

VI –Análise dos currículos pela banca examinadora:17/04/2019, 14h, sala 210 do UNIFLU.

Obs.: Os resultados da prova didática e da análise do currículo será afixado a partir das 19h do dia 17/04/2019 na porta da sala 210 do UNIFLU e divulgado no site do UNIFLU, indicando os convocados para entrevista com a banca examinadora.

VII – Entrevista com a banca examinadora:18/04/2019, 9h, sala 211.

VIII –Divulgação dos resultados finais no site do Centro Universitário Fluminense: 19/04/2019.

 

Artigo 7º. O candidato que obter nota menor que 70 (setenta) em quaisquer das etapas estará automaticamente eliminado do processo seletivo.

 

Artigo 8º. O candidato aprovado aguardará convocação do Departamento de Recursos Humanos do Centro Universitário Fluminense para dar sequência aos trâmites da contratação.

 

 

DA BANCA EXAMINADORA

 

Art. 7º - O processo seletivo será conduzido pelo Coordenador do Curso, que presidirá a banca composta por outros 2 (dois) professores do Centro Universitário Fluminense por ele nomeados.

 

DAS DISTRIBUIÇÕES GERAIS

 

Art. 8º - Os candidatos que obtiverem Média Final igual ou superior a 70 (setenta) pontos serão relacionados em ordem classificatória. Em caso de empate de notas, serão adotados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate: 1. Nota da prova didática; 2. Nota de avaliação do Currículo Lattes; 3. Nota de avaliação da entrevista.

 

Art. 9º - Os candidatos remanescentes, comporão uma lista de espera por ordem de classificação e poderão ser convidados para ocupar eventuais vagas ou para substituir professores afastados.

 

Art. 10º - O candidato que não se apresentar nos períodos previstos estará automaticamente desclassificado do processo de seleção.

 

 

DOS CASOS OMISSOS

 

Parágrafo único - Os Casos omissos serão resolvidos pelo Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão.

 

 

Campos dos Goytacazes, 18 de março de 2019.

 

 

 

__________________________________________________

PRÓ-REITOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

 

 

 

 

 

 

ANEXO 1 – QUADRO DE VAGAS

 

CURSO

VAGAS

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

TURNO

TITULAÇÃO MÍNIMA

JORNALISMO

1 (uma)

Novas Tecnologias

 

Mídias sociais digitais

8 horas-aulas semanais

Noturno

Mestrado

 

 

 

ANEXO 2 – EMENTÁRIO/PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA

 

As novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) e suas linguagens. As TIC em suas intersecções com o jornalismo e o marketing. Cibercultura e sociabilidades. Articulações entre a comunicação, a tecnologia e os fenômenos sociais. Tecnologias, comunicação contemporânea e cidadania. Processos, técnicas, equipamentos, vinculações, imaginários, afetos e saberes característicos do sistema tecno-social que emerge da sociedade informatizada e da cultura midiática.

 

 

ANEXO 3 - CATEGORIA, ESCOLARIDADE MÍNIMA, PRÉ-REQUISITOS E REMUNERAÇÃO

 

 

CATEGORIA

PRÉ-REQUISITOS

Preferencialmente doutor ou mestre em Comunicação ou área afim.

Graduação em Comunicação Social- Habilitação Jornalismo ou Graduação em Jornalismo.

 

Experiência profissional comprovada na área de Jornalismo.

 

Comprovada experiência no magistério superior mínima de 2 (dois) anos, preferencialmente na área de Jornalismo.

 

Comprovada experiência profissional mínima de 1 (um) ano em gerenciamento de redes sociais.

 

Comprovada atividade acadêmica, com vinculação a projetos de pesquisa e extensão na área de novas tecnologias da informação e comunicação e redes sociais digitais, bem como publicações científicas na área temática do concurso em eventos científicos/ periódicos científicos nos últimos 4 (quatro) anos, no mínimo.

 

Desejável formação (licenciatura /ou complementação pedagógica) na área de Letras e/ou Pedagogia.

 

Mestrado e/ou doutorado em uma das seguintes áreas: Comunicação, Cognição e Linguagem, Ciências Sociais, Sociologia Política, Políticas Públicas.

 

 

 

 

 

ANEXO 4 – DOS PESOS

 

 

TIPO DE SELEÇÃO

PESO

Prova escrita

4 (quatro)

Prova didática

3 (quatro)

Avaliação do Curriculum Vitae

3 (dois)

 

 

ANEXO 5 – PONTUAÇÃO PARA ANÁLISE DE CURRÍCULO LATTES

 

Os currículos dos candidatos ao serão avaliados por meio dos seguintes quesitos e valores, de acordo com os copmprovantes apresentados:

 

GRUPO AVALIADO

TIPO

CATEGORIA

VALOR

PONTOS OBTIDOS

Formação acadêmica

Doutorado

Doutorado em em uma das seguintes áreas: Comunicação, Cognição e Linguagem, Ciências Sociais, Sociologia Política, Políticas Públicas.

 

5 pontos

 

Mestrado

Mestrado em uma das seguintes áreas: Comunicação, Cognição e Linguagem, Ciências Sociais, Sociologia Política, Políticas Públicas.

 

 

Especialização

Especialização em área correlata ao concurso

3 pontos

 

Graduação

Graduação em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo ou Graduação em Jornalismo

2 pontos

 

 

 

Produção Científica

(Últimos 4 anos)

 

Tipo de produção

Categoria

Pontos

Pontuação do Candidato

A- Artigos em periódicos publicados ouaceitos com aderência a área temática do processo seletivo

I-Qualis Capes A1 e A2

5 pontos

 

II- Qualis Capes B1 e B2

4 pontos

 

III- Qualis Capes B3 e B4

3 pontos

 

IV- Qualis Capes B5 e C

2 pontos

 

V- Sem qualis

1 ponto

 

B- Artigos em eventos com Anais publicados (texto com  no mínimo 5páginas)

VI- Evento Internacional/ Nacional

2 pontos

 

VII- Evento Regional/Local

1 ponto

 

C- Resumos (Simples/expandido) com Anais publicados

VIII-Evento Internacional/Nacional

0,5 ponto

 

IX- Evento Regional/Local

0,25 ponto

 

D –Participação de congressos na área de Comunicação e áreas afins

X- Evento Internacional/ Nacional

0,5 ponto

 

XI- Evento Regional/Local

0,25 ponto

 

Participação em Organização de Eventos

(Últimos 4 anos)

 

Como membro        de comissão organizadora/ Moderador       ou Conferencista

Internacional

3 pontos

 

Nacional

2 pontos

 

Local/Regional

1 ponto

 

Como membro de comitê científico; ou Revisor de Textos/ Avaliador Ad Hoc

Internacional

2 pontos

 

Nacional

1 ponto

 

Local/Regional

0,5 ponto

 

Como          membro          de comissão organizadora/ apoio

Internacional

1 ponto

 

Nacional

0,5 ponto

 

Local/Regional

0,25 ponto

 

Participação como parecerista revisor ou editor de periódico científico

 

Revisor de textos e/ou

parecerista ou avaliador de artigos

Periódico vinculado à Instituição pública

2 pontos

 

Periódico vinculado à Instituição privada

1 ponto

 

 Integrante de comissão de Avaliação de Cursos de Graduação e Intituições de Ensino Superior

Reconhecimento de curso

3 pontos

 

Validação de curso

3 pontos

 

Experiência profissional na área do Jornalismo/Comunicação

(Últimos 4 anos)

 

Reportagem, edição, chefia de redação, gestão.

4 pontos (1 ponto por ano completo)

 

Experiência profissional no magistério superior

  (Últimos 4 anos)

 

Professor em cursos de graduação em Comunicação/Jornalismo

4 pontos (1 ponto por ano completo)

 

Experiência profissional no gerenciamento de redes sociais digitais

 

(Últimos 4 anos)

 

Operador ou gerenciador de redes sociais digitais em contexto institucional.

4 pontos (1 ponto por ano completo)

 

Formação complementar

Graduação ou complementação pedagógica em Letras e/ou Pedagogia

3 pontos

 

TOTAL OBTIDO PELO CANDIDATO

 

 

OBS: Só serão selecionados para a próxima etapa, candidatos cuja pontuação total seja igual ou superior a 70 (setenta) pontos.

ACESSO RÁPIDO

++ LEIA MAIS NOTÍCIAS ++
Facebook Twitter