Edital de Seleção para Professor do Magistério Superior no Curso de Fonoaudiologia


12/06/2019

EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR

NO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

 

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art.1º - A Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Fluminense, no uso de suas atribuições, torna pública a realização do Processo Seletivo para contratação de docente para o curso de graduação em Fonoaudiologia, visando ao preenchimento de (09) vagas para as disciplinas de: Audiologia Infantil, Atuação Fonoaudiológica no Câncer de Cabeça e Pescoço, Atuação Fonoaudiológica nas Alterações de Motricidade Orofacial, Atuação Fonoaudiológica nas Disfagias, Atuação Fonoaudiológica nas Encefalopatias Crônicas da Infância, Estágio Curricular Supervisionado em Fonoaudiologia Hospitalar, Neurologia Aplicada à Fonoaudiologia, Otorrinolaringologia e Patologia da Voz.

 

DOS CANDIDATOS

Art.2º - Poderão se inscrever no processo seletivo, especialistas, mestres e doutores, conforme a formação, titulação específica, experiência profissional exigidos para essa disciplina, descritas no Anexo I deste edital.

 

§1º - Somente serão considerados os títulos, diplomas e certificados conferidos na forma da legislação vigente.

§2º - Documentos obtidos no exterior são aceitos, se revalidados na forma legal.

§3º - A categoria, os pré-requisitos/escolaridade, o regime de trabalho e valor da hora aula estão estabelecidos no Anexo III.

 

DA INSCRIÇÃO

Art. 3º - Conforme o calendário, o candidato fará a inscrição através do e-mail do curso de Fonoaudiologia do UNIFLU (fonoaudiologia@uniflu.edu.br), a) colocando no corpo do e-mail um texto em que manifesta seu interesse no processo seletivo para a vaga da disciplina em questão, b) o link para o currículo Lattes atualizado e c) o PDF do currículo Lattes atualizado em anexo, d) o PDF do Plano de Ensino da disciplina que pretende concorrer a vaga.

Parágrafo único – O Currículo Lattes impresso com as devidas comprovações (diplomas e certificados) e as cópias dos documentos pessoais (RG, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Residência) serão entregues no dia da prova didática, conforme o cronograma.

 

DA SELEÇÃO

Art. 5º - O processo seletivo será constituído de 5 (cinco) etapas, a saber:

I - 1ª etapa: Inscrição;

II – 2º etapa: Apresentação de plano de ensino para a disciplina.

III - 3ª etapa: prova didática com nota de corte valor 70 (setenta) e entrega do Currículo Lattes impresso com as devidas comprovações;

IV – 4ª etapa: análise do currículo Lattes pela banca examinadora, tento a nota de corte valor 70 (setenta).

V - 5ª etapa: entrevista com a banca examinadora com nota de corte valor 70 (setenta).

 

§1º - Inscrição e titulação – Etapa eliminatória. Serão aceitas apenas as inscrições feitas pelo e-mail do curso de Fonoaudiologia (fonoaudiologia@uniflu.edu.br), nos termos enunciados no Art. 3º., por candidatos com a titulação indicada, de modo que estarão automaticamente desclassificados candidatos que fizerem inscrição por outras vias e/ou que indicarem titulação abaixo da indicada.

§2ºApresentação de Plano de Ensino – Etapa eliminatória. A apresentação de Plano de Ensino dar-se-á via e-mail do curso de Fonoaudiologia (fonoaudiologia@uniflu.edu.br), já no ato da inscrição, contendo: a área de conhecimento, objetivos específicos, conteúdo, procedimentos de ensino e de avaliação e indicação de referências bibliográficas.

§3º - Prova didática – Etapa classificatória. Os pontos de aula constam na ementa indicada no Anexo II deste edital. O tema da prova didática será divulgado no site do UNIFLU um dia antes conforme o cronograma e as especificações abaixo.

I – O tema da prova didática estará disponível no site, 24h antes da prova;

II – No momento da prova didática, os candidatos deverão apresentar à banca, de 1 (uma) via do currículo Lattes documentado;

III – Será assegurado aos candidatos pelo menos 24h (vinte e quatro horas) para elaboração da aula, a contar da data e horário da liberação do tema no site;

IV – A aula será ministrada em dia, local e horários indicados neste edital e as ausências e atrasos resultarão na desclassificação do candidato. A sequência das aulas será estabelecida em ordem alfabética considerando o primeiro nome dos candidatos. Não é permitido que os candidatos assistissem às aulas uns dos outros, sendo essa prerrogativa apenas da banca examinadora;

V – A aula terá duração mínima de 35 (trinta e cinto) minutos e máxima de 40 (cinquenta) minutos;

VI – O candidato poderá fazer uso das tecnologias da informação e comunicação para realizar sua prova didática, devendo testar antecipadamente o equipamento e certificar-se de seu bom funcionamento;

VII – O resultado da prova didática será divulgado no site do UNIFLU.

 

§4º Análise do currículo – Etapa classificatória que considera a experiência e produção comprovada no Lattes. Os membros da banca examinadora analisarão os currículos encaminhados. A titulação mínima deverá ser pós-graduação stricto sensu nível mestrado; não havendo candidatos com mestrado aceitar-se-á candidatos com pós-graduação lato sensu. A nota referente ao julgamento do currículo Lattes corresponderá à pontuação indicada no Anexo V deste edital.

GRUPO I - Avaliação da titulação dos candidatos nos graus de Doutorado, de Livre-docência, de Mestrado, de Especialização, de Aperfeiçoamento, de Atualização ou de estudos equivalentes;

GRUPO II - Exercício de atividades do magistério superior, em nível de graduação e pós-graduação, considerando como fatores para atribuição dos pontos o tempo de exercício e as contribuições ao desenvolvimento do ensino na graduação em Jornalismo;

GRUPO III - Exercício de atividades profissionais não docentes, desde que relacionadas à área específica do concurso;

GRUPO IV - Produção acadêmica de natureza intelectual, científica, artística, cultural ou técnica, relacionada à área de conhecimento do concurso.

 

§5º Entrevista com a banca examinadora – Etapa classificatória. Esta entrevista tem como objetivo apresentar o curso e as expectativas quanto ao trabalho do candidato na Instituição, bem como ouvir o candidato sobre sua experiência e expectativas com a atividade docente.  

§6º Resultados - Os pesos atribuídos a cada prova estão discriminados no Anexo IV deste edital. Será considerado habilitado no Processo Seletivo o candidato que obtiver Média Final igual ou superior a 70 (setenta). Os resultados serão divulgados no site do Centro Universitário Fluminense.

 

Artigo 6º. Dos recursos:

Parágrafo único - É facultado ao candidato interpor recurso administrativo, devidamente fundamentado e endereçado à banca examinadora, visando revisão das notas a ele atribuídas, em um prazo de até 2 (três) dias após a divulgação do resultado final.

 

Art. 7º - O período da seleção obedecerá às seguintes datas:

 

I Inscrição: 0h de 12/06/2019 a 23h59 de 16/06/2019;

IIDivulgação das inscrições homologadas: a partir das 19h de 17/06/2019;

III – Indicação do tema da prova didática: disponível no site do UNIFLU 27/06/2019;

IV – Prova didática e entrega do currículo Lattes documentado: 28/06/2019, 17h30 no Campus II  

V –Análise dos currículos pela banca examinadora:01/07/2019

Obs.: Os resultados da prova didática e da análise do currículo serão divulgados no site do UNIFLU a partir das 19h do dia 05/07/2019, indicando os convocados para entrevista com a banca examinadora.

VI – Entrevista com a banca examinadora:09/07/2019 no Campus II

VII –Divulgação dos resultados finais no site do Centro Universitário Fluminense: 12/07/2019.

                                                                              

Artigo 8º. O candidato que obter nota menor que 70 (setenta) em quaisquer das etapas estará automaticamente eliminado do processo seletivo.

 

Artigo 9º. O candidato aprovado aguardará convocação do Departamento de Recursos Humanos do Centro Universitário Fluminense para dar sequência aos trâmites da contratação.

 

 

DA BANCA EXAMINADORA

 

Art. 10 - O processo seletivo será conduzido pelo Coordenador do Curso, que presidirá a banca composta por outros 3 (três) professores do Centro Universitário Fluminense por ele nomeados.

 

DAS DISTRIBUIÇÕES GERAIS

 

Art. 11 - Os candidatos que obtiverem Média Final igual ou superior a 70 (setenta) pontos serão relacionados em ordem classificatória. Em caso de empate de notas, serão adotados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate: 1. Nota da prova didática; 2. Nota de avaliação do Currículo Lattes; 3. Nota de avaliação da entrevista.

Art. 12 - Os candidatos remanescentes, comporão uma lista de espera por ordem de classificação e poderão ser convidados para ocupar eventuais vagas ou para substituir professores afastados.

Art. 13 - O candidato que não se apresentar nos períodos previstos estará automaticamente desclassificado do processo de seleção.

 

DOS CASOS OMISSOS

Parágrafo único - Os Casos omissos serão resolvidos pelo Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão.

 

 

Campos dos Goytacazes, 04 de junho de 2019.

 

__________________________________________________

PRÓ-REITOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

 

 

 

 

ANEXO 1 – QUADRO DE VAGAS

 

CURSO

VAGAS

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

TURNO

TITULAÇÃO MÍNIMA

 

Fonoaudiologia

 

 

 

 

Noturno

 

Mestrado

 

* Não havendo candidato com titulação de Mestrado, será aceita inscrições de candidatos com Especialização.

1 (uma)

Audiologia Infantil

3h/a semanais

1 (uma)

Atuação Fonoaudiológica no Câncer de Cabeça e Pescoço

3 h/a semanais

1 (uma)

Atuação Fonoaudiológica nas Alterações de Motricidade Orofacial

2 h/a semanais

 

 

 

1 (uma)

Atuação Fonoaudiológica nas Disfagias

3 h/a semanais

 

 

 

1 (uma)

Atuação Fonoaudiológica nas Encefalopatias Crônicas da Infância

4 h/a semanais

1 (uma)

Estágio Curricular Supervisionado em Fonoaudiologia Hospitalar

5 h/a semanais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 (uma)

Neurologia Aplicada à Fonoaudiologia

3 h/a semanais

1 (uma)

Otorrinolaringologia

3 h/a semanais

1 (uma)

Patologia da Voz

 

3h/a semanais

 

 

 

 

ANEXO 2 – EMENTÁRIO/PONTOS DA PROVA DIDÁTICA

Ilma incluir os pontos conforme as disciplinas

 

ANEXO 3 - CATEGORIA, ESCOLARIDADE MÍNIMA, PRÉ-REQUISITOS E REMUNERAÇÃO

 

CATEGORIA

PRÉ-REQUISITOS

Preferencialmente doutor ou mestre em área de Saúde.

Graduação em Fonoaudiologia, Medicina, Fisioterapia ou Enfermagem.

 

Experiência profissional comprovada na área de Saúde.

 

Comprovada experiência no magistério superior mínima de 1 ano, preferencialmente na área de Fonoaudiologia.

 

Comprovada atividade acadêmica, com vinculação a projetos de pesquisa e extensão na área de saúde, bem como publicações científicas na área temática do concurso em eventos científicos/ periódicos científicos nos últimos 4 (quatro) anos, no mínimo.

 

 

 

ANEXO 4 – DOS PESOS

 

TIPO DE SELEÇÃO

PESO

Prova didática

4 (quatro)

Avaliação do Curriculum Vitae

3 (três)

Entrevista

3 (três)

 

ANEXO 5 – PONTUAÇÃO PARA ANÁLISE DE CURRÍCULO LATTES

Os currículos dos candidatos ao serão avaliados por meio dos seguintes quesitos e valores, de acordo com os copmprovantes apresentados:

 

GRUPO AVALIADO

TIPO

CATEGORIA

VALOR

PONTOS OBTIDOS

Formação acadêmica

Doutorado

Doutorado em área de saúde.

5 pontos

 

Mestrado

Mestrado em área de saúde.

 

Especialização

Especialização em área correlata ao concurso

3 pontos

 

Graduação

Graduação em Fonoaudiologia, Medicina, Fisioterapia ou Enfermagem.

2 pontos

 

 

 

Produção Científica

(Últimos 4 anos)

 

Tipo de produção

Categoria

Pontos

Pontuação do Candidato

A- Artigos em periódicos publicados ouaceitos com aderência a área temática do processo seletivo

I-Qualis Capes A1 e A2

5 pontos

 

II- Qualis Capes B1 e B2

4 pontos

 

III- Qualis Capes B3 e B4

3 pontos

 

IV- Qualis Capes B5 e C

2 pontos

 

V- Sem qualis

1 ponto

 

B- Artigos em eventos com Anais publicados (texto com  no mínimo 5páginas)

VI- Evento Internacional/ Nacional

2 pontos

 

VII- Evento Regional/Local

1 ponto

 

C- Resumos (Simples/expandido) com Anais publicados

VIII-Evento Internacional/Nacional

0,5 ponto

 

IX- Evento Regional/Local

0,25 ponto

 

D –Participação de congressos na área de Saúde.

X- Evento Internacional/ Nacional

0,5 ponto

 

XI- Evento Regional/Local

0,25 ponto

 

Participação em Organização de Eventos

(Últimos 4 anos)

 

Como membro        de comissão organizadora/ Moderador       ou Conferencista

Internacional

3 pontos

 

Nacional

2 pontos

 

Local/Regional

1 ponto

 

Como membro de comitê científico; ou Revisor de Textos/ Avaliador Ad Hoc

Internacional

2 pontos

 

Nacional

1 ponto

 

Local/Regional

0,5 ponto

 

Como          membro          de comissão organizadora/ apoio

Internacional

1 ponto

 

Nacional

0,5 ponto

 

Local/Regional

0,25 ponto

 

Participação como parecerista revisor ou editor de periódico científico

 

Revisor de textos e/ou

parecerista ou avaliador de artigos

Periódico vinculado à Instituição pública

2 pontos

 

Periódico vinculado à Instituição privada

1 ponto

 

 Integrante de comissão de Avaliação de Cursos de Graduação e Intituições de Ensino Superior

Reconhecimento de curso

3 pontos

 

Validação de curso

3 pontos

 

Experiência profissional na área de Saúde.

(Últimos 4 anos)

 

Fonoaudiologia, Medicina, Fisioterapia ou Enfermagem.

4 pontos (1 ponto por ano completo)

 

Experiência profissional no magistério superior

  (Últimos 4 anos)

 

Professor em cursos de graduação.

4 pontos (1 ponto por ano completo)

 

TOTAL OBTIDO PELO CANDIDATO

 

 

OBS: Só serão selecionados para a próxima etapa, candidatos cuja pontuação total seja igual ou superior a 70 (setenta) pontos.


Notícias MAIS NOTÍCIAS