PÓS GRADUAÇÃO EM MÍDIAS E NOVAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR
Facebook Twitter


PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU
MÍDIA E NOVAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR



PROJETO


Coordenação:


Prof. Dra. Jacqueline Deolindo

Apresentação

Devido às mudanças profundas que têm ocorrido no mundo com o advento das novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs), a globalização e a centralidade das diversas mídias na organização da sociedade e da vida cotidiana, também a educação escolar se vê afetada. Esse impacto, no entanto, nem sempre é absorvido em fluxo por professores, alunos e gestores, visto que a velocidade dos novos processos comunicativos, informacionais e criativos dificultam o uso e a aplicação das novidades enquanto recurso no ensino-aprendizagem em ambientes de estrutura mais consolidada e com processos mais tradicionais, como é a escola.

No entanto, o perfil das novas gerações de alunos, crianças e adolescentes que já nascem conectados, as chamadas gerações Y (1981-1997), Z (1998-2009) e alfa (a partir de 2010), ou seja, crianças e jovens que nasceram depois da internet comercial, exige tanto da escola quanto dos mestres estarem preparados para o enfrentamento de um verdadeiro desafio: como ensinar e educar nesse novo contexto?

Este curso tem o objetivo de prover professores dos ensinos infantil, fundamental e médio, bem como gestores escolares, com conhecimentos teóricos aprofundados sobre a cultura digital e instrumentos e metodologias para aplicação imediata das mídias e das novas tecnologias da comunicação e informação (TICs) na sala de aula.

Objetivos

∙ Prover professores e gestores escolares com uma formação teórica aplicada que contemple as correntes, discussões, conceitos e teorias atuais da comunicação, linguagem e cognição;
∙ Introduzir os professores e gestores escolares no conhecimento e uso das mídias e TICs clássicas e emergentes, bem como discutir sobre sua natureza, estrutura e lógica de funcionamento;
∙ Apresentar o panorama atual de inclusão digital e usos das mídias e TICs no Brasil e no mundo, notadamente pelas escolas;
∙ Desenvolver projetos pedagógicos práticos para uso das mídias e nas TICs na sala de aula, visando à inserções de inovações no processo de ensino-aprendizagem.

Diferenciais Sem similares no mercado regional, o curso de Mídias, tecnologias e inovação no ambiente escolar é oferecido por uma instituição consolidada e reconhecida em sua trajetória e cujos cursos de licenciatura e comunicação sempre foram referência. Com um corpo docente formado por profissionais das áreas de linguagem, pedagogia, artes e jornalismo, o curso tem viés teórico e prático capaz de preparar professores e gestores escolas para a aplicação imediata dos ferramentais fornecidos pela pós-graduação.

Público-Alvo

Professores licenciados de todas as áreas e níveis, mas principalmente da educação básica; gestores de escolas públicas e privadas e comunicadores que se interessem pela mídia-educação.

Módulos

1. Novas teorias da comunicação: sociedade em rede, cibercultura e convergência
2. Ambientes educativos mobile
3. Educomunicação: história, conceitos e práticas
4. O uso das novas tecnologias segundo a Base Nacional Curricular Comum (BNCC)
5. Mídias sonoras na sala de aula
6. Fotografia digital e cinema no ensino-aprendizagem
7. Práticas educativas com TVs, vídeos do Youtube e documentário
8. Atividades pedagógicas com mídia impressa: jornal, revista, mural e fanzine
9. Aulas interativas com redes sociais e mídias digitais
10. Potencialidades do videogame na educação
11. TCC: desenvolvimento de projeto pedagógico para mídia-educação

Horas/aula e realização:

13 meses, das 8h às 18h, em sábados alternados. TOTAL: 360 HORAS



Pré Inscrição - Clique Aqui



ACESSO RÁPIDO

++ LEIA MAIS NOTÍCIAS ++
Facebook Twitter